Encontro com o deputado Pedro Eugenio

Encontro com o deputado Pedro Eugenio

terça-feira, 17 de abril de 2012

Not?cias
Bancada do Nordeste se reúne para buscar soluções contra a seca
O presidente do PT de Pernambuco, deputado Pedro Eugênio, reuniu-se nesta terça-feira (17) com a bancada do PT do Nordeste para discutir questões relacionadas à seca na região. A situação de centenas de municípios gera preocupação entre os parlamentares, já que muitos lugares decretaram estado de emergência. Segundo Pedro Eugênio, uma das reivindicações é a edição de uma medida provisória que libere crédito extraordinário para cidades que sofrem com a estiagem.

Além disso, o parlamentar informou que há uma pauta a ser discutida com o grupo interministerial, que deverá ser criado nos próximos dias para tratar do assunto. Entre os pontos que serão discutidos estão a revisão da dívida de pequenos agricultores, ampliação da oferta de carros-pipa como solução emergencial, além da construção de mais cisternas de placa, liberação de recursos a fundo perdido e a ampliação do seguro-safra.

Na semana passada, o grupo já havia tratado do assunto com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Ela se comprometeu em discutir com a presidenta Dilma Rousseff soluções que sejam articuladas entre ministérios, e prometeu apresentar o quanto antes propostas concretas para amenizar o problema.

Em Pernambuco, cerca de 20 municípios já sofrem com a seca. Entre eles, Serra Talhada. O prefeito Carlos Evandro decretou estado de emergência na última quarta-feira. A situação, no entanto, é pior na Bahia e no Ceará. As autoridades revelam que esta é a pior seca dos últimos 30 anos no território baiano. No sertão cearense, cerca de 32,3% dos municípios foram afetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário